Procurando uma solução de Gestão de Manutenção para a sua frota?

Como funcionam os sistemas integrados para gestão de frotas?

Entenda como funcionam os sistemas integrados para gestão de frotas e qual a maneira correta de utilizá-los em suas operações.
Entenda os sistemas integrados para gestão de frotas.

Os sistemas integrados para gestão de frotas funcionam com a centralização de diversas funcionalidades, para diferentes setores e momentos da operação de transporte, em uma única plataforma.

Dessa forma, facilitando a visualização de informações e cruzamento de dados.

A integração de várias funções em um único sistema oferece a promessa de uma gestão mais coerente e eficiente. Porém, com esse avanço tecnológico, surgem questões importantes: 

Existem softwares de gerenciamento de frotas no mercado capazes de atender de forma completa às necessidades de uma frota? E, se existem, como podem transformar a gestão em uma atividade mais ágil e eficaz?

Confira algumas respostas a seguir:

O que são sistemas integrados para gestão de frotas?

Sistemas integrados para gestão de frotas são soluções completas em gestão de frotas que consolidam diversas funções e processos relacionados à gestão de veículos e operações em uma única plataforma.

Eles podem combinar recursos como rastreamento de veículos, gerenciamento de manutenção, análise de desempenho do motorista, roteirização, otimização de operações de frotas e controle de combustível.

Quais são os tipos de sistemas integrados?

Os principais tipos incluem o ERP, CRM e BI. Os sistemas integrados para gestão de frotas mais utilizados são o ERP e o BI: 

KIT
Ferramentas para a gestão de frotas

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

ERP – Enterprise Resource Planning

O ERP é utilizado na frota para gerenciar e automatizar as principais operações de negócios, agregando funcionalidades como finanças, compras e gestão de inventário, com as operações específicas da frota, como manutenção de veículos, planejamento de rotas e monitoramento de veículos.

BI – Business Intelligence

O BI na logística coleta, processa e analisa grandes volumes de dados gerados pelas operações da frota, como padrões de condução, consumo de combustível, desgaste de veículos e eficiência das rotas.

Essas informações geralmente são apresentadas em relatórios e dashboards interativos, fornecendo insights que ajudam os gestores a identificar tendências, prever necessidades futuras e otimizar o desempenho da frota.

É comum o BI ser utilizado como uma tecnologia para análise e acompanhamento da eficiência de frotas que realiza, também, a integração de diferentes sistemas e áreas da frota.

Sistema integrado e ERP é a mesma coisa?

Existe sim uma diferença entre o ERP e o sistema integrado, embora sejam comumente confundidos e utilizados como sinônimos.

Um sistema integrado refere-se a qualquer solução tecnológica que combina várias funções ou processos de negócios em uma única plataforma, podendo ser específico para um departamento ou área, como a gestão de frotas.

Por outro lado, um ERP é um tipo de sistema que realiza a integração entre diferentes partes da gestão, mas ele é mais abrangente e, geralmente, focado na etapa “backoffice” da empresa — isso por incluir a administração de finanças, compras e vendas e até de RH.

Isso significa que todo ERP é um sistema integrado, mas nem todo sistema integrado é um ERP.

O que fazem os sistemas integrados para gestão de frotas?

Os sistemas integrados para gestão de frotas fazem o papel de reunir a gestão de diferentes áreas da frota em um único local.

Isso inclui a manutenção dos veículos, o planejamento e controle de rotas, o acompanhamento de consumo de combustível e valores abastecidos, a aquisição e serviços de pneus, entre outras etapas.

Ao integrar essas diversas funções, os sistemas oferecem aos gestores de frota uma visão completa e atualizada de suas operações, permitindo uma tomada de decisão mais informada e ágil.

Dessa forma, melhorando a eficiência operacional e reduzindo os custos, que são objetivos sempre tão buscados nas operações de transporte.

Existem sistemas integrados no mercado que podem atender a todas as necessidades de uma frota de forma completa?

É desafiador encontrar um sistema único que cubra absolutamente todas as necessidades específicas de cada frota. Porém, a boa notícia é que a maioria desses sistemas são bastante amplos e customizáveis.

Além disso, a maioria desses sistemas integrados para gestão de frotas possuem a capacidade de serem conectados a outros sistemas utilizados na operação.

Dessa forma, mesmo que não ofereçam algumas funcionalidades específicas, conseguem ainda assim ler e interpretar os dados rastreados por outras tecnologias, tornando possível escolher um sistema que se aproxime ao máximo das necessidades específicas de suas operações.

Como saber o sistema ideal para a gestão da minha frota?

Para determinar o sistema ideal para a gestão da sua frota e saber priorizar os investimentos em tecnologia, é essencial começar com uma análise das suas necessidades operacionais específicas e objetivos estratégicos.

Busque entender os resultados de questões como a eficiência das rotas utilizadas, os processos de manutenção de veículos, o gerenciamento de combustível e se há problemas de comportamento do motorista na estrada.

Após identificar essas necessidades, identifique e compare os diferentes sistemas disponíveis no mercado, considerando suas funcionalidades, a facilidade de uso, capacidade de integração com outros sistemas e suporte técnico oferecido.

É importante também considerar o retorno sobre o investimento (ROI) que cada sistema pode trazer, analisando como os benefícios oferecidos se alinham com o custo de implementação e manutenção.

Comece a analisar as soluções para gestão de frotas em uma demonstração gratuita do sistema Prolog App. Não perca a chance de transformar a maneira como você gerencia sua frota com tecnologia de ponta e suporte especializado.

Clique aqui para agendar sua demonstração!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.