Como a rotação do motor influencia os veículos da sua frota

A rotação do motor pode atrapalhar o desempenho dos veículos e aumentar os custos da sua frota. Entenda o motivo.
A rotação do motor acontece pelo virabrequim.

A rotação do motor é um evento que acontece para que o veículo consiga se movimentar corretamente e ganhar velocidade. 

E o responsável para que isto aconteça, é uma peça chamada  “virabrequim”, um componente na estrutura do motor. Essa rotação também é fundamental para a segurança e desempenho de um veículo.

Confira mais:

O que é rotação do motor?

A rotação do motor é uma ação que contabiliza quantas rotações por minuto o virabrequim realiza para gerar energia e movimentar o veículo. Também chamada de “RPM”, sigla para “rotação por minuto”.

O virabrequim, por sua vez, também pode ser chamado de “árvore de manivela” ou, mais popularmente, de “conta giro”. 

Esta é uma peça do motor que recebe as forças do movimento do motor e a transforma em energia rotacional. De maneira mais prática: ele gera a energia necessária, através de rotações, para que o veículo possa realizar seu papel de locomoção.

O RPM também está relacionado à marcha do veículo, que contribui para determinar a potência utilizada pelo motor em cada movimento. 

KIT
Checklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Além disso, é um indicador de desempenho para o motor do veículo.

Qual é a rotação certa de um motor?

A rotação do motor é indicada no manual de cada veículo e deve ser consultada individualmente. Isso porque cada tipo de motor e suas variações possuem diferentes características que afetam sua performance e esforço realizado. 

Quais os problemas de rotação do motor?

Um problema que pode acontecer por conta de uma rotação do motor acima da média é o desgaste das peças deste componente do veículo, principalmente aquelas que estão diretamente ligadas ao virabrequim.

Outro problema é quando a rotação está baixa, o que pode levar ao desligamento do veículo e potenciais falhas no motor. 

Como cuidar e acompanhar a rotação do motor?

Os veículos geralmente tem a visualização de RPM no painel, onde consegue ver os símbolos nas cores verde, amarelo e vermelho. Quando a cor é verde, está tudo certo com as rotações, em amarelo, é um sinal de alerta indicando que pode haver desgaste do motor e seus componentes.

Em vermelho, a rotação do motor está bastante alta e o problema pode ser mais grave.

Além disso, existem outros tipos de dispositivos para realizar esse controle com maior precisão e ter os dados registrados ao longo do tempo. O mais comum é a utilização do tacômetro manual, porém, as tecnologias já estão surgindo e se atualizando para atender a essa necessidade com maior agilidade e precisão.

A telemetria, por exemplo, é uma das tecnologias que pode ser utilizada para esse fim, além de coletar informações sobre a temperatura do motor e o consumo de combustível em uma rota.

Como a rpm do motor impacta o desempenho da frota?

Contribui para a rotina de manutenção preventiva

Quando você controla a rotação do motor e identifica alterações que não deveriam acontecer, ou uma rotação baixa, pode encaminhar o veículo a uma revisão e evitar o surgimento de um problema mais grave.

Ajuda no arrefecimento do motor

Evitar o superaquecimento do motor é fundamental e esse é um dos fatores que pode contribuir para que o veículo rode regularmente — e sem danos por calor excessivo.

Naturalmente, as rotações geram calor, mas, se controlar adequadamente, será apenas o normal, não gerando danos aos componentes do motor.

Dá mais conforto na direção

Quando as rotações por minuto estão dentro do normal, o veículo recebe menos vibrações ao se movimentar. A troca de marcha também é mais fácil e suave, não gerando trepidações.

Prolonga a vida útil do motor

Se as rotações estiverem corretas, não acontece nenhum tipo de desgaste acelerado ou excessivo. Isso já é meio caminho andado para garantir a vida útil do motor. 

As chances de dar ainda maior durabilidade e segurança ao motor do veículo é treinar o motorista para saber como identificar se as rotações estão adequadas e o que ele deve fazer para corrigir, caso haja alguma inconformidade.

Outro ponto é realizar a troca correta de marchas, visto que elas influenciam na força que o motor deve realizar e na quantidade de rotações por minuto do virabrequim.

Economiza combustível

Quanto mais esforço o veículo tiver que fazer, mais combustível ele irá gastar. Essa situação pode acontecer por uma troca de marcha antes do momento certo, aumentando o esforço do motor para chegar ao seu RPM adequado. 

Também pode ser por conta de uma mudança de marcha com muitos giros acima.

Tanto na troca de marcha antes da hora ou atrasada (“esticada”), o motor fará um esforço maior e terá maior consumo de combustível. Por isso, se tiver uma boa conduta na direção e evitar ações como aceleração excessiva ou frenagens bruscas, verá a diferença nos gastos com combustível da frota.

Para conseguir controlar melhor os veículos da sua frota e as condições de rodagem deles, é preciso ter um registro regular das inspeções realizadas e da situação em que se encontram.

Confira a planilha de controle de manutenção gratuita que pode resolver esse problema para você!

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.