Otimização da frota por meio de dados: entenda como funciona a plataforma de dados

Descubra como a plataforma de dados impulsiona a eficiência e economia na gestão da sua frota.
Conheça a plataforma de dados para frotas.

Uma plataforma de dados nada mais é do que um tipo de sistema de gestão de frotas que controla as informações da sua operação, podendo ter um foco administrativo e empresarial ou no gerenciamento específico das diferentes áreas da sua frota.

Essa ferramenta está cada vez mais sendo utilizada e se tornando indispensável para os gestores de frota. Afinal, ela simplifica a rotina das operações e agiliza a identificação de problemas, garantindo a aplicação de soluções antes que grandes prejuízos ocorram.

Para todo gestor que deseja otimizar a sua frota, melhorando a eficiência operacional e reduzindo custos, a plataforma de dados deve ser avaliada e implementada. Continue lendo para descobrir como fazer isso: 

O que é e como funciona uma plataforma de dados para gestão de frotas?

A plataforma de dados é um sistema tecnológico que realiza a coleta e armazenamento das informações mais importantes para uma operação de frota de veículos. 

Sua principal função é centralizar os dados da frota, integrando diferentes setores, como gestão dos veículos, motoristas, manutenção e pneus, entre outros, em uma estrutura organizada para facilitar a compreensão e interpretação dos dados.

Essa plataforma pode operar de duas maneiras: a partir da coleta direta dos dados, por meio de aplicativos ou ferramentas digitais, ou funcionando como uma plataforma de integração, conectada a outros sistemas já utilizados na sua gestão.

Dessa forma, reunindo e cruzando os dados para fornecer uma visualização completa e detalhada do funcionamento da sua frota, atuando como um centro de controle operacional

KIT
Ferramentas para a gestão de frotas

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Tipos de dados que podem ser armazenados

Uma plataforma de dados para gestão de frotas deve ser capaz de coletar e armazenar todas as informações geradas pela operação, incluindo dados sobre o veículo, motoristas, manutenção e operação como um todo.

Porém, é importante ter clareza sobre o que você deseja controlar antes de implementar a plataforma na sua operação, pois ter informações em excesso pode mais atrapalhar do que ajudar. 

Saber focar e medir aquilo que é mais importante nos objetivos da sua empresa é fundamental para obter bons resultados e fazer uma gestão de sucesso.

Como implementar uma plataforma de dados na frota?

Comece fazendo um breve planejamento para entender quais sistemas e meios de coleta já presentes em sua frota e encontre os “gaps” para aquilo que é preciso controlar, mas ainda não tem os recursos necessários.

Definir objetivos também deve ser uma das primeiras ações que você vai tomar. Isso irá direcionar toda a sua estratégia e levantamento de necessidades para avaliar a melhor plataforma de dados para a sua gestão.

Depois dessas etapas, você precisa instruir a sua equipe e monitorar os resultados dessa implementação. Por isso, deve ter as métricas bem definidas que deseja acompanhar e controlar esses indicadores.

Benefícios da plataforma de dados para a gestão de frotas

Melhorar a eficiência da frota

Quando a tecnologia logística é aplicada de forma adequada, você pode ter certeza de uma coisa: a eficiência operacional da sua frota terá um impacto muito positivo. 

Isso porque uma plataforma de dados organiza e gera insights automatizados, dando aos gestores as informações necessárias para embasar suas decisões.

Todos os diferentes aspectos da frota, que contribuem para a eficiência operacional, podem ser avaliados dentro da plataforma de dados. Desde o desempenho dos veículos e padrões de utilização até a quantidade e custos de manutenção, além de outras métricas e indicadores de desempenho (KPIs). 

Assim, a ferramenta de gestão de frotas possibilita ajustes rápidos e estratégicos para otimizar as suas operações.

Reduzir custos

A redução de custos operacionais é uma das principais metas na gestão de frotas e se torna mais alcançável com a utilização de uma plataforma de dados.

O objetivo da plataforma é oferecer ao gestor uma visão integral da frota, cruzando informações de diferentes setores que se complementam. Um exemplo disso é a correlação da gestão de pneus e consumo de combustível, pois a conservação adequada dos pneus contribui para um rendimento mais eficiente de combustível.

Portanto, realizar a comparação entre os dados médios de consumo e o desgaste dos pneus pode ajudar a entender que tipos de atitudes tomar para atingir efetivamente a redução de custos.

Melhorar a segurança da frota

Ao monitorar o cotidiano da frota, é mais fácil identificar quais são os riscos associados ao seu funcionamento. Também é possível identificar as soluções mais adequadas e gerar um plano de gestão de riscos.

Como resultado, a segurança passa a ter índices melhores, tanto pela redução e prevenção de acidentes, quanto na minimização de outros riscos, como roubo de cargas ou irregularidades nos documentos de transporte.

Aumentar a produtividade

A plataforma de dados funciona como um integrador das informações obtidas na rotina da frota. Além disso, esse tipo de tecnologia automatiza a geração de relatórios, reunindo as principais informações que você precisa para identificar e solucionar problemas nas suas operações.

Esses fatores levam a uma maior facilidade de acesso aos dados e agilidade nas pesquisas e análises. 

Ao invés de ficar horas coletando informações manualmente e usando planilhas para controlar o seu trabalho, a plataforma de gestão de frotas reduz o tempo de trabalho e amplia a produtividade.

Melhorar a conformidade dos veículos da frota

Com uma solução de gestão de frotas direcionada à coleta e análise de dados, é possível acompanhar o desempenho dos veículos e entender a origem de eventuais problemas. Por exemplo, se houver questões na suspensão de um caminhão, a causa pode estar relacionada aos pneus, sistema de freios ou sobrecarga do veículo. 

A integração de diferentes setores proporciona respostas precisas para você entender a solução mais adequada para cada situação. Dessa forma, você providencia a redução de avarias nos veículos, mantendo-os em conformidade e disponíveis para utilização.

Melhores insights sobre a frota

Com a organização estratégica dos dados no sistema, você pode direcionar a sua atenção e tempo para entender as problemáticas da operação e buscar as soluções adequadas. 

Isso possibilita uma análise mais profunda e precisa do funcionamento da frota, permitindo uma tomada de decisão informada e assertiva.

Dentre os sistemas que você pode usar na sua gestão de dados da frota, estão as soluções Prolog. Conheça e comece a monitorar seus resultados de maneira segura, precisa e econômica!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.