Entenda como a API pode simplificar a sua gestão de frotas

Entenda o que é uma API e como ela pode revolucionar a sua gestão de frotas promovendo a integração simplificada de sistemas.
Entenda o que é uma API e como ela funciona na sua frota de veículos.

A tecnologia nas frotas está em constante evolução, inovando no desenvolvimento de sistemas e soluções para análise de dados. Para manter todas as informações conectadas e coerentes, é fundamental entender o que é uma API e sua aplicação na gestão de frotas.

As APIs conectam diferentes plataformas e softwares, permitindo a troca de informações em tempo real. Dessa forma, possibilitam que diferentes sistemas “conversem” entre si, fazendo a sincronização automática de informações de veículos, rotas, manutenção e muito mais.

Isso significa que os gestores de frotas podem ter uma visão completa e precisa de suas operações. Entenda mais a seguir sobre:

O que é uma API?

API é uma sigla para “Application Programming Interface”, ou “Interface de Programação de Aplicativos”. Trata-se de um recurso tecnológico para realizar a integração de diferentes sistemas e cruzar os dados contidos em cada um deles de modo automatizado.

Para que serve a API?

Sua principal função é fazer a comunicação de dados entre os diferentes sistemas que forem integrados. Ela serve também para facilitar e agilizar a sua rotina de análise de dados e tomada de decisões.

Por meio da integração de sistemas, você tem uma visualização mais completa dos acontecimentos diários da operação e pode também acelerar a descoberta de problemas e encontrar soluções adequadas com eficiência.

Por que usar uma API na gestão de frotas?

Automatizar o compartilhamento de dados entre setores

Se ainda existe alguma dúvida sobre o que é uma API, entenda que, ao invés de ficar exportando informações e incluí-las em outro local, isso passa a acontecer de maneira automatizada pela API.

Ter segurança e confiabilidade das informações

A interferência humana é passível de erros e, por meio da tecnologia de integração de dados, não há nenhum tipo de influência.

KIT
Ferramentas para a gestão de frotas

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Por isso, quando não é necessário fazer trabalhos manuais de transferência de dados, seja pela exportação e importação, ou pelo preenchimento manual e direto em uma planilha ou sistema, os erros são reduzidos.

Dessa forma, existe uma maior confiabilidade nas informações obtidas que serão utilizadas para tomar decisões concretas e efetivas na sua gestão.

Ganhar produtividade no dia a dia

Além da possibilidade de cometer erros no processo, a coleta e análise de dados de forma manual ocupa muito tempo na rotina do gestor. Quando essa tarefa é substituída pelo uso da integração via API, a produtividade da frota também aumenta consideravelmente.

Evitar duplicidade de dados

Quando o trabalho é realizado manualmente ou através de um integração manual, existe a possibilidade de você acabar usando o mesmo dado duas (ou mais) vezes.

Por isso, entender a API e utilizar esse recurso na sua frota resulta em uma gestão mais eficiente, garantindo a confiabilidade e qualidade das suas informações para análise.

Como funciona a API nas frotas?

A API funciona a partir de um conjunto de regras e protocolos que possibilitam a comunicação eficiente e segura entre diversos softwares e plataformas. Ela define os métodos e formatos pelos quais os dados podem ser solicitados, transmitidos e recebidos. 

Nas frotas, sua principal função é integrar os setores que compõem a operação e que precisam de uma comunicação mais prática e eficiente.

Por exemplo, considere os diferentes sistemas específicos para fazer a gestão de uma frota, desde o software de gestão de pneus, até o de controle de manutenção e de multas de uma operação.

Ao conectar softwares de gestão de pneus, manutenção, etc., você permite a troca automática e contínua de dados. Isso significa que informações sobre a condição dos pneus podem influenciar diretamente nos planos de manutenção, otimizando a utilização dos veículos e reduzindo custos.

Tipos de API

Além de entender o que é uma API, conheça as suas diferentes categorias: 

  • API pública: não há regulamentações ou custos associados à sua utilização, qualquer pessoa tem acesso e pode usá-la.
  • API de parceiros: essa API exige autorização para ser utilizada e é destinada apenas a desenvolvedores.
  • API privada: para a comunicação de informações exclusivamente para a empresa, a API restrita é utilizada somente para uso interno.
  • API composta: essa categoria reúne duas ou mais APIs com a intenção de apoiar sistemas de maior complexidade.

Como criar e utilizar uma API na sua gestão de frotas?

O primeiro passo para criar uma API é ter um setor de TI na sua operação, pois conhecimentos técnicos e de programação são fundamentais. Outra alternativa é contratar profissionais externos da área para esse propósito específico.

Por outro lado, há situações em que não é necessário criar a API. Muitas vezes, basta utilizar uma API pronta, disponibilizada pelas empresas que oferecem os softwares de gestão para frotas.

Em muitos desses casos, a empresa contratada também fornece o suporte necessário para realizar a integração, eliminando a necessidade de ter um setor de TI ou realizar contratações pontuais para essa finalidade.

Para aproveitar as vantagens da integração via API na sua operação, uma boa estratégia é montar um centro de controle operacional. Nessa central, você terá mais facilidade para visualizar todas as informações, monitorando e identificando padrões de uso a fim de garantir a eficiência operacional.

Ao utilizar a API, os gestores de frotas precisam ainda compreender os dados gerados por ela, assim como devem analisar relatórios, gráficos e insights fornecidos pela API. Isso permitirá a tomada de decisões mais embasadas e estratégicas, maximizando os resultados da sua operação.

As soluções da Prolog possuem uma API aberta, fornecendo grande facilidade na integração com todo e qualquer sistema que você utiliza para a sua frota. Conheça nossas plataformas e as possibilidades para otimizar a sua gestão!

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.