Procurando uma solução de Gestão de Manutenção para a sua frota?

O que é manutenção 4.0 e como ela está revolucionando as frotas de transporte

A manutenção 4.0 representa a nova era da manutenção, onde são utilizadas ferramentas de automação e tecnologias específicas da área. Entenda mais.
Realização de Manutenção 4.0 nas frotas de transporte.

Há diversas novas ferramentas e tecnologias surgindo para auxiliar na gestão de manutenção das frotas de transporte. Esse movimento, que também abrange as indústrias, está sendo chamado de “Manutenção 4.0”.

Trata-se de um momento que já atingiu outros setores. Você, por exemplo, já deve ter ouvido os termos “Indústria 4.0” ou “Logística 4.0”. Esse número é justamente o que traz a representação de automação e maior uso de tecnologias nas respectivas áreas sendo tratadas.

Para entender melhor como o setor de manutenção está se desenvolvendo, confira:

O que é manutenção 4.0?

A Manutenção 4.0 representa o desenvolvimento da manutenção de máquinas, equipamentos e veículos com a utilização de ferramentas e tecnologias avançadas de automação de tarefas, entre outras atividades e funcionalidades.

Os sensores sem fios e a inteligência artificial (IA) são exemplos de itens que impactam a manutenção de uma empresa com a intenção de otimizar e aumentar a eficiência operacional do setor.

Importância e benefícios da manutenção 4.0 no transporte

Esse é um momento bastante atual e importante para as empresas de transporte, pois traz soluções inovadoras para problemas comuns. 

A antecipação de reparos, que começou a ser possível com a manutenção preventiva, evoluiu para a manutenção preditiva, onde as tecnologias fazem a maior parte do trabalho e identificam o problema quando ainda nem há sinais capazes de serem detectados pelo próprio motorista do veículo.

KIT
Checklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Esse é um dos principais objetivos e o que torna a Manutenção 4.0 tão importante: identificar situações que poderiam levar a um grande prejuízo na frota para que elas sejam solucionadas antes de chegar às consequências.

Confira mais benefícios dessa nova era da manutenção:

Aumenta a durabilidade e disponibilidade dos veículos

Realizar a gestão de manutenção por si só já gera esses benefícios e, quando ferramentas de maior confiabilidade são utilizadas, eles são apenas aumentados.

O constante acompanhamento das condições dos veículos, resolvendo e lidando com as alterações de temperatura, vibrações ou sons irregulares, dá aos ativos o que eles precisam para ter a sua vida útil estendida e evitar que recebam serviços de manutenção corretiva.

Nesse aspecto, quanto menos correções forem necessárias, mais os veículos estarão disponíveis para serem utilizados.

Reduz os custos com manutenção por veículo

Ao diminuir a necessidade de manutenção corretiva, os custos são drasticamente reduzidos, visto que esse é o tipo que possui serviços de valores mais elevados, tanto pela dificuldade na resolução, quanto pela mão de obra necessária.

Embora as tecnologias e ferramentas necessárias para uma gestão focada na implantação da Manutenção 4.0 possuam um alto custo de aquisição inicial, elas geram economias a longo prazo que trazem um bom retorno ao investimento.

Portanto, não se assuste com os orçamentos recebidos e tente entender o ROI por trás de cada solução que deseja contratar para a sua frota.

Otimiza as manutenções planejadas da frota

As manutenções planejadas são as ideias de acontecerem na sua operação de transporte. 

Com o auxílio das ferramentas e tecnologias de uma Manutenção 4.0 na frota, os indicadores de manutenção necessários para realizar a programação correta de serviços  de manutenção são calculados com maior precisão.

Para determinar o tempo médio entre falhas de cada componente do veículo, por exemplo, é preciso ter os dados de total de horas de utilização do veículo e número de paradas para a manutenção corretiva. 

Valores que devem estar registrados e podem ter seu cálculo automatizado em um sistema inteligente de manutenção. 

Com o resultado, você saberá exatamente a hora em que o componente estará mais suscetível a apresentar uma falha e pode programar o serviço mais adequado em conformidade com esse fato.

Mantém o desempenho operacional em alto nível

A eficiência operacional pode ser identificada pelas ações diárias de uma frota que podem trazer maior qualidade à operação, sem prejudicar o planejamento de recursos e tempo para cada atividade.

Não há dúvidas de que a tecnologia, através da automação e digitalização de algumas tarefas, aumenta a produtividade da frota, contribuindo para a sua eficiência operacional. 

Porém, o simples fato de manter os veículos bem conservados traz maior desempenho na rota e evita problemas como quebras na estrada que acarretaria em prazos atrasados e um baixo índice de satisfação com o serviço.

Esses são alguns dos muitos motivos que fazem a manutenção 4.0 ser também um dos motivadores para manter o alto nível de funcionamento da parte operacional da sua frota.

Qual o impacto e como adequar a sua frota à manutenção 4.0?

A manutenção 4.0 traz uma realidade diferente às frotas, que, por muito tempo estiveram presas na rotina de manutenções corretivas. Ainda hoje, podemos encontrar empresas que não aplicam as rotinas necessárias para evitar as quebras e falhas veiculares.

Uma das grandes dificuldades dos gestores era a quantidade de erros e dados perdidos na falta de uma boa ferramenta para a gestão de manutenção de suas operações.

Em muitas situações, havia um baixo controle desse setor. Porém, com o avanço da tecnologia, essa realidade está mudando, pois o trabalho “na mão” é cada vez menos necessário. 

As tecnologias são muito mais confiáveis que as listas no papel e planilhas. Além disso, são mais rápidas e práticas de utilizar na rotina de uma frota, que costuma ser bastante agitada. 

Para adequar a sua operação, comece fazendo um levantamento de quais são as suas principais dificuldades. Esse é o ponto de partida para que consiga identificar as soluções mais adequadas. 

A partir disso, solicite demonstrações e orçamentos para encontrar as alternativas que cabem na realidade da sua operação.

Pronto para dar início à sua jornada de otimização de manutenção da frota? Aproveite para conhecer o nosso sistema de gestão de manutenção e solicitar a sua demonstração gratuitamente clicando aqui.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.