Procurando uma solução de Gestão de Manutenção para a sua frota?

Qual a principal diferença entre ERP e sistemas específicos para frotas?

Conheça qual é a diferença entre ERP e sistemas específicos para frotas, além de como identificar a melhor alternativa para a sua operação.
Entenda a diferença entre ERP e sistemas para frotas.

Os gestores de frota podem se deparar com uma escolha crítica na busca de eficiência e otimização logística: investir em um sistema ERP ou optar por sistemas específicos para a gestão de frotas.

Embora ambos os tipos ofereçam funcionalidades essenciais para uma gestão empresarial, apresentam grandes diferenças em suas funções e aplicabilidade.

Para uma escolha mais acertada, é preciso conhecer a diferença entre ERP e sistemas específicos para frotas. Confira a seguir:

O que é ERP?

A sigla ERP representa Enterprise Resource Planning, ou seja: Planejamento de Recursos Empresariais. 

Um sistema ERP é uma solução de software que ajuda na gestão e automação de várias funções de negócios de uma empresa, incluindo finanças, cadeia de suprimentos, operações, relatórios, recursos humanos e mais.

O objetivo de um ERP é fornecer uma visão unificada das atividades de uma empresa, facilitando o fluxo de informações entre todos os departamentos e ajudando na tomada de decisões estratégicas.

Quais sistemas são considerados ERP?

Sistemas como Microsoft Dynamics 365, Sankhya, TOTVS e Oracle são exemplos de ERPs. Eles são conhecidos por possuírem abrangência e capacidade de integrar várias funções empresariais em uma única plataforma.

Qual sistema ERP mais usado?

O SAP é frequentemente citado como um dos sistemas ERP mais utilizados globalmente, principalmente por empresas de grande porte. Ele é conhecido por sua robustez, escalabilidade e capacidade de adaptação a diferentes momentos da empresa.

KIT
Ferramentas para a gestão de frotas

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Nas frotas, o sistema ERP mais utilizado pode variar conforme a região, tamanho da empresa e as necessidades específicas do negócio. Porém, alguns que são bastante comuns de encontrar incluem o próprio SAP, Oracle TM e Totvs.

O que são sistemas específicos para frotas?

Diferentes dos ERPs, abrangentes e robustos, os sistemas específicos para gestão de frotas são projetados para atender às necessidades específicas da gestão de veículos e operações de transporte.

É possível encontrar soluções exclusivas para rastreamento de veículos, controle de multas, manutenção de frotas, otimização de rotas, gestão de combustível, gestão de pneus e monitoramento de comportamento dos motoristas, entre outras.

O propósito deste sistema é proporcionar aos gestores maior visibilidade e controle. 

Isso ocorre porque a gestão de uma frota envolve várias etapas, cada uma delas gerando uma grande quantidade de dados que necessitam ser coletados e analisados. Essa análise visa identificar oportunidades de redução de custos, aprimoramento de processos para aumentar a produtividade e tornar a tomada de decisões estratégicas mais eficaz.

Quais são os sistemas específicos para frotas?

Existem diversos sistemas focados em gestão de frotas que oferecem funcionalidades detalhadas e específicas para esta gestão, como: relatórios detalhados de desempenho, manutenção preventiva, gestão de pneus, entre outros. 

Em meio a esses sistemas, você encontra o Prolog App

Qual a principal diferença entre ERP e sistemas específicos para frotas?

A principal diferença entre um ERP e sistemas específicos para frotas está no foco e especialização de cada um. 

Um ERP, ao abordar uma variedade de funções empresariais, inclui módulos para finanças, RH, vendas, cadeia de suprimentos e outras áreas, integrando-os para uma visão ampla da empresa.

Por outro lado, sistemas específicos para frotas são desenvolvidos com objetivos únicos como de rastreamento de veículos em tempo real, gerenciamento de manutenção, programação de rotas eficientes, análise de desempenho de motoristas e monitoramento do consumo de combustível. 

Um sistema de gestão de pneus, por exemplo, possui todo o seu funcionamento voltado para essa etapa do transporte. Ele registra dados da inspeção dos pneus, analisa essas informações, identifica quais estão com irregularidades, os tipos de irregularidade, a possível solução, e assim por diante.

Esse tipo de características tornam os sistemas de gestão de frotas essenciais para operações de transporte, proporcionando insights detalhados e soluções sob medida para desafios específicos do setor.

É possível integrar ERP e sistemas específicos para frotas?

Sim. Embora a diferença entre ERP e sistemas específicos para frotas seja clara, não existem impeditivos para que esses softwares focados em um único aspecto da frota sejam integrados ao ERP da empresa.


Isso pode acontecer conforme possibilidades de integração dos sistemas utilizados, mas, geralmente, é via API aberta.

Qual a diferença entre ERP e sistema integrado?

Ambos os tipos de sistemas buscam integrar diferentes processos de negócios. Contudo, o ERP é mais amplo e pode incorporar uma variedade maior de funcionalidades de negócios. 

Já o sistema integrado (SGI) busca conectar e otimizar processos já existentes.

Assim, permite que as empresas aproveitem ao máximo seus sistemas atuais, sem a necessidade de substituir ou reformular suas infraestruturas de TI existentes. 

Enquanto o ERP fornece uma solução “tudo-em-um”, um sistema integrado para frotas aprimora e sincroniza sistemas especializados para atender às necessidades únicas do gerenciamento de transporte e logística.

Após entender a diferença entre ERP e sistemas específicos para frotas, a sua escolha depende das necessidades específicas da empresa e da frota. 

Se você está buscando uma solução focada e eficaz para a gestão da sua frota, o Prolog App oferece tecnologias avançadas e soluções personalizadas para atender às suas necessidades específicas. 

Agende uma demonstração do Prolog App e entenda o impacto de nossas soluções em sua frota!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.