Procurando uma solução de Gestão de Manutenção para a sua frota?

Diagnóstico de falhas nas frotas veiculares: o que você precisa saber

Saiba tudo sobre diagnóstico de falhas em frotas de veículos. Detecte problemas e otimize sua gestão de frota.
Como funciona o diagnóstico de falhas nas frotas de transporte.

O diagnóstico de falhas em uma frota é uma parte essencial das práticas de gestão de manutenção e deve ser uma ação constante. Ela garante que você tenha uma maior organização e facilita o agendamento prévio de serviços, resultando em economias no setor de manutenção da empresa.

Além disso, o diagnóstico de falhas serve como uma maneira de entender alguns dos indicadores mais críticos da manutenção da sua frota, incluindo o Tempo Médio entre Falhas (MTBF) e a disponibilidade dos veículos.

Dessa forma, contribui para a avaliação e otimização das operações de transporte da sua frota, possibilitando o conhecimento preciso sobre quais veículos estarão disponíveis ou em serviço quando você precisar.

Entenda melhor a seguir:

O que é o diagnóstico de falhas?

O diagnóstico de falhas em uma frota é uma metodologia fundamental na gestão de manutenção, que visa antecipar e identificar os problemas nos veículos.

De modo geral, esse diagnóstico se refere à identificação de falhas nos processos de manutenção de uma frota, obtida por meio da coleta e análise de dados.

Como diagnosticar falhas nos veículos da frota?

O diagnóstico ocorre por meio da análise de dados, e para torná-lo possível, você deve dispor das ferramentas adequadas para garantir uma coleta eficaz.

KIT
Checklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

É necessário coletar dados sobre aspectos chave para o funcionamento do veículo, a fim de realizar o diagnóstico de falhas com eficiência. Isso inclui, por exemplo, verificar o nível de óleo, a temperatura do motor, entre outros.

Se sua frota já segue uma rotina de manutenção preditiva, isso é uma excelente notícia, pois o diagnóstico de falhas funciona ainda melhor nesse tipo de manutenção.

Principais causas de falhas em veículos

Alguns dos problemas mais comuns nos veículos da frota incluem:

  • Serviços na carroceria: danos frequentes nas laterais da carroceria ocorrem principalmente quando o veículo não recebe cuidados básicos, como alinhamento e balanceamento.
  • Falhas no sistema elétrico: a iluminação de faróis e sinalizadores é fundamental e pode apresentar problemas quando a bateria está defeituosa ou fraca, entre outros motivos.
  • Serviços nos pneus: a rodagem dos pneus afeta as condições em que eles performam, como a sua calibragem, e a baixa pressão dos pneus pode ocasionar problemas em sua borracha e estrutura, que também podem impactar no desempenho do veículo.

A análise desses problemas revela que pequenos detalhes podem resultar em grandes consequências. Portanto, o diagnóstico de falhas também serve para antecipar problemas e identificá-los em estágios iniciais, para que possam ser corrigidos antes de causarem impactos significativos.

E a melhor maneira de evitar esses problemas, conseguir se planejar com antecedência e reduzir os períodos de indisponibilidade dos veículos é através do diagnóstico de falhas.

Fazendo a análise de falhas da frota

Uma das principais ferramentas para realizar a análise de falhas é a árvore de falhas, aplicável não apenas às rotas de veículos, mas também a outras operações. Esse recurso é fundamental para compreender as causas de uma falha e as diversas consequências que um problema, seja simples ou complexo, pode acarretar.

Para fazer uma boa análise, é necessário começar pela identificação da falha específica, como um vazamento de óleo do motor, por exemplo. Em seguida, é preciso listar as possíveis causas desse problema, como excesso de óleo, deterioração da junta do cabeçote ou problemas no cárter.

A árvore de falhas é então construída, funcionando como um diagrama que conecta as falhas, visualmente identificando suas causas. Dessa forma, é possível obter uma visão abrangente das consequências de uma falha e identificar as subcausas de um problema no veículo.

Essa abordagem também se destaca como uma das melhores maneiras de organizar os problemas recorrentes da sua operação. Ela fornece dados essenciais para alimentar os indicadores de manutenção da frota e criar um plano de manutenção mais alinhado com a realidade da sua operação.

Como prevenir falhas na sua frota de veículos?

Com a evolução da gestão de frotas, a manutenção preditiva se destaca como uma das abordagens mais eficazes para controlar os veículos e identificar problemas antes que ocorram.

Ao implementar uma rotina de manutenção preditiva, combinada com ações preventivas, você notará melhorias significativas em todos os aspectos da sua frota. Isso inclui um desempenho aprimorado nas rotas, economia de combustível, preservação dos pneus e muito mais.

O diagnóstico de falhas é essencial para um planejamento mais eficaz e uma organização adequada das inspeções veiculares e dos serviços preventivos ou corretivos agendados. O objetivo é manter os veículos em perfeitas condições de funcionamento, prolongando sua vida útil e aumentando a eficiência operacional da frota e da empresa como um todo.

Por meio de um plano de manutenção bem elaborado, você pode determinar as atividades a serem realizadas em períodos específicos e designar responsabilidades para cada tarefa. 

Além disso, é possível estabelecer quais veículos devem passar por cada tipo de revisão e definir datas para atividades cíclicas, como trocas de óleo e calibragem dos pneus.

E sabia que tudo isso pode ser mais facilmente planejado e controlado por meio de um sistema específico para o setor?

Conheça o sistema de gestão de manutenção da Prolog — você pode até mesmo agendar uma demonstração gratuitamente com um de nossos especialistas.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.